Notícias

Quem adota as IFRS?

A figura acima (que aproveitei de uma apresentação de Josicarla Santiago e Lidiane Dias) mostra os países que “exigem” ou “permitem” as IFRS (normas internacionais de contabilidade), de azul, e os países que estão em processo de convergência (de cinza). Ao olhar este mapa podemos concluir que o mundo optou pelas normas internacionais de contabilidade. Somente parte da África e alguns países do Oriente Médio não usam as IFRS.

Entretanto, existem “pegadinhas” no gráfico. Em primeiro lugar, existem graus diferentes de adoção das normas. Enquanto no Brasil podemos dizer que adotamos cerca de 90% das normas, em países como a China  e a Argentina o grau de adoção é muito menor. Veja o caso da China. Segundo o Accounting Onion

Os Padrões Contábeis Chineses têm menos de uma página de orientação sobre consolidação (CAS 33) o CAS 24, sobre hedge accounting, possui somente sete páginas.  (Observe que China está marcada de azul no mapa).

Em alguns países, as normas foram “traduzidas”: nestes podemos dizer que as normas foram efetivamente adotadas; em muitos outros, as normas são “endossadas” antes de serem aplicadas, como é o caso brasileiro, onde o CPC e outras entidades, como o Banco Central, endossam a adoção das IFRS.

Outro aspecto é que o gráfico destaca países que ainda estão em fase de adoção, como é o caso do Canadá.

De qualquer forma, cria-se a impressão de que brevemente teremos uma comparabilidade entre as diferentes demonstrações contábeis de diferentes países. O gráfico induz a acreditarmos que é inevitável adotar as IFRS. Será?

Convergência Distante

A revista The Economist discute a dificuldade de fazer a harmonização contábil mundial (Eternal Convergence). Ao contrário do discurso otimista do Iasb e dos seus defensores, a harmonização contábil está muito distante, ainda. O texto destaca uma conferência realizada em Nova Iorque no dia 3 de maio, onde o Fasb e SEC usaram o termo “endosso”. A ideia é que o Fasb trabalhe com o Iasb na produção de normas, mas que diferenças existentes possam ser aceitas de ambas as partes.

Em outras palavras, os Estados Unidos podem adotar as IFRS (normas internacionais de contabilidade), mas naquilo que achar que seu interesse será prejudicado com as normas, as mesmas não serão endossadas.

Conforme lembra a revista, isto não é uma exceção. Pelo contrário, muitos países, inclusive o Brasil, usam desta estratégia de endossar as normas internacionais.

Fonte: CÉSAR TIBÚRCIO, contabilidadefinanceira.blogspot.com.br

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.

6 thoughts on “Quem adota as IFRS?

  • Marília

    Marcos, boa tarde! Ate 2009 mais de 150 países exigiram ou aceitavam demonstraçãoes conforme as IFRS, E hoje 2012, você tem esse número atualizado? Cresceu o número de países que exigem a adoção das IFRS? Obrigada!

  • Prezada Marilia,

    Não tenho o numero mas vou procurar informações atualizadas.

  • Breno

    Olá Marcos,

    Você tem o link do artigo da IASB que contém essa imagem com o mapa de adoção?

    Abraço.

  • Prezado Breno,

    Não tenho e deve estar desatualizado, pois um amigo meu me enviou.

    Vou procurar um mapa atualizado e te envio.

  • Régis Melo

    Bom dia.
    Prezado Marcos Assi, sou aluno do curso de ciências contábeis e o tema da minha monografia engloba questões de convergência internacional de contabilidade. Gostaria de saber se você tem esse mapa atualizado, seria de grande valia para o meu trabalho. Grato.

  • Régis não tenho atual, mas vou postar no blog, caso alguém possa nos ajudar

Fechado para comentários.