Artigos

Por que os Controles Internos ainda não funcionam?

Controles Internos - 2ª edImpressionante a cada ano que passa quando você acredita que as coisas mudam, aparece alguém comentando a dificuldade que tem para implementar controles internos e o “tal” de compliance, pois existem pessoas que não entenderam ainda que é um caminho sem volta, temos que implementar isso na gestão das empresas.

Recebo muitos relatos de alunos, parceiros de trabalho e de profissão, onde com detalhes tristes, demonstram como as organizações ainda precisam melhorar neste aspecto.

Nós profissionais de controles internos, compliance, riscos, segurança da informação e auditoria são lembrados somente quando algo dá errado, uma fraude acontece, um escândalo aparece na mídia, mas será que esse é o caminho?

E como já venho alertando que as pessoas mesmo sabendo que existem regras, procedimentos e obrigações, estão cada vez mais arredias e sem postura para respeitar as normas internas das empresas.

Segundo o COSO 2013: “A organização deve implantar atividades de controle por meio de políticas que estabelecem o que é esperado e os procedimentos que colocam em prática políticas.”, portanto devemos fazer com que todos nas organização respeitem, mas aí é que mora o problema.

Outro dia ouvindo o caso da Petrobras (Refinaria da Pesadena), o apresentador fez uma referência da seguinte forma: “Onde estavam os controles internos e auditoria neste processo?”

Vou responder, estão no mesmo lugar de sempre, mas ninguém (na maioria) consulta compliance, riscos, controles internos e auditoria antes de realizar o negócio, pois dizem que só inviabilizamos os projetos com regras, mas quando ocorrem os descumprimentos da legislação e regras, perguntam por que não vimos isso…

Por mais que as empresas implementem metodologias de trabalhos, alguns profissionais insistem em não seguir e cumprir, e seguem seus “próprios caminhos”, mas como podemos mudar esta postura?

Mudando a postura de quem manda, de quem tem poder de gestão, da alta administração, por esse motivo o profissional de controles internos, compliance, riscos, segurança da informação e auditoria necessitam incorporar uma boa parte de psicologia, para que possamos sobreviver neste no cenário, onde muitos acham que sabem tudo e poucos conseguem convence-los que não sabem, é tudo uma questão de conjunto, esforço coletivo e trabalho em equipe, e que mesmo assim temos vários obstáculos, imagine quem não faz, quantos problemas tem.

Acredito que chegou a hora de implementarmos uma postura mais incisiva na gestão, fazer cobranças de melhorias e sempre que possível exemplificar com casos reais de perdas financeiras, imagem e reputação, pois somente assim poderemos sensibilizar os gestores a levarem mais a séria s gestão de controles internos, e minimizar perdas causadas por eles mesmos, com seus abonos e exceções nos processos.

* Marcos Assi é professor e consultor da MASSI Consultoria – Prêmio Anita Garibaldi 2014, Prêmio Quality 2014, Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2013 e Comendador Acadêmico com a Cruz do Mérito Acadêmico da Câmara Brasileira de Cultura, professor de MBA na FIA, Saint Paul Escola de Negócios, UBS, Centro Paula Souza, USCS, Trevisan Escola de Negócios, entre outras, autor dos livros “Controles Internos e Cultura Organizacional”, “Gestão de Riscos com Controles Internos” e “Gestão de Compliance e seus desafios” pela Saint Paul Editora. www.massiconsultoria.com.br

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.

One thought on “Por que os Controles Internos ainda não funcionam?

  • Alessandro Schlomer

    Excelente!
    Vivo isso no dia a dia!
    Esse é o nosso grande desafio.
    Abs!

Fechado para comentários.