Notícias

Para Joaquim Barbosa, é a ganância que leva as empresas à corrupção

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa disse que a ganância e a dificuldade de competição são as duas motivações principais para empresas se envolvem em corrupção de agentes públicos, ao citar pesquisa feita na Grã-Bretanha em 2012. Ele citou a pesquisa durante palestra sobre ética em um evento sobre desenvolvimento e treinamento empresarial, em Santos (SP).

Segundo Barbosa, a pesquisa apontou três áreas sensíveis de interesse público no acompanhamento das atividades empresariais: a remuneração dos executivos, a observância à legislação tributária, e a corrupção. O ex-ministro fez um adendo citando que a corrupção de agentes públicos especialmente por empresas ocorre em “várias partes do mundo”.

Barbosa, relator da ação penal que condenou empresários e políticos no caso do mensalão petista, não mencionou a operação “Lava-Jato” da Polícia Federal, que desbaratou um esquema de corrupção de pagamento de propina em contratos superfaturados da Petrobras. “Quanto mais transparente for a atuação do agente público, menor será o risco de sua ética particular se desviar dos valores que são claros à maioria do povo brasileiro”.

O problema, disse Barbosa, é que essas práticas são resultado de um processo histórico e agora estão “banalizadas”. Segundo ele, as pessoas não podem perder a capacidade de se indignar e pedir transparência.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/politica/3793450/para-joaquim-barbosa-e-ganancia-que-leva-empresas-corrupcao#ixzz3KALPM7cv

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.