Artigos

Minha mãe perguntou: “Filho o que é compliance?”

IMG_20140409_191032526Final de aula sempre é interessante, o intervalo então nem se fala, e outro dia destes um aluno me contou que sua mãe havia perguntado a ele o que era compliance, afinal muita gente está falando sobre isso, e ele respondeu de uma forma simples e objetiva: “Mãe, compliance é não atravessar fora da faixa de pedestres, é não andar pelo acostamento, é não estacionar na vaga de cadeirante ou de idoso, sem que você faça parte destes grupos, é não comprar CD pirata e é devolver o troco quando lhe dão a mais.”

Achei fantástica a forma e mais surpreendente a resposta dela: “Então quer dizer que temos que fazer a coisa certa, não é filho?”.

Será que realmente as pessoas entendem o que é estar e ser compliance? Não podemos ser meio éticos, não podemos ser meio honestos, a questão de ética segundo algumas pessoas, é aquilo que fazemos quando os outros estão vendo e caráter é aquilo que fazemos quando ninguém está vendo.

Agora por que é tão difícil implementar a gestão de compliance? Simplesmente porque as pessoas não entendem que devemos fazer o que é correto, sem desvios de conduta e processos. Legislação temos, mas sempre encontram uma forma de burlar, afinal existe a lei seca, mas a pessoas bebem, existe a legislação tributária, mas as pessoas sonegam, existe a legislação societária, mas os balanços são fraudados, existem peritos, mas os laudos são fraudados, entre outros.

É verdade que temos muita gente honesta, mas neste mundo em que vivemos, ser honesto é estar fora da curva, é quase ser um E.T., isso mesmo um extraterrestre.

Quando me falam sobre a Lei sobre Práticas de Corrupção no Exterior (termo em inglês: Foreign Corrupt Practices Act – FCPA) ou lei norte-americana sobre crimes de evasão de divisas, a tal lei de conformidade tributária para contas estrangeiras (termo em inglês: Foreign Account Tax Compliance Act – FATCA) ou Lei 12.846/12, conhecida como Lei Anticorrupção, Lei 12.683/12, a lei de prevenção à lavagem de dinheiro – vide os últimos escândalos do doleiro Alberto Youssef que movimentou milhões através de TED’s em instituições financeiras – entre outras, agora vem a pergunta, porque mesmo com tanta legislação, os problemas acontecem?

Implementar normas, procedimentos, metodologias, monitoramento, sistemas, comitês, código de conduta e ética, são algumas das funções da gestão de compliance, mas as pessoas devem e necessitam entender que as regras devem ser cumpridas, e devemos estar em compliance seja na vida pessoal, familiar ou na profissional, esta última a cada deslize causa danos que em certos casos são irreparáveis. Portanto #pensenisso

* Marcos Assi é professor e consultor da MASSI Consultoria – Prêmio Anita Garibaldi 2014, Prêmio Quality 2014, Prêmio Top of Business 2014 e Comendador Acadêmico com a Cruz do Mérito Acadêmico da Câmara Brasileira de Cultura, professor de MBA na FIA, Saint Paul Escola de Negócios, UBS, Centro Paula Souza, USCS, Trevisan Escola de Negócios, entre outras, autor dos livros “Controles Internos e Cultura Organizacional”, “Gestão de Riscos com Controles Internos” e “Gestão de Compliance e seus desafios” pela Saint Paul Editora. www.massiconsultoria.com.br

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.

2 thoughts on “Minha mãe perguntou: “Filho o que é compliance?”

  • LEILA M CORTEZ

    Gostei muito da colocação do aluno, realmente muito criativo a forma como ele colocou a situação. Lembro-me de uma situação, que fui questionada, sobre educação de filhos e tal. O que vc faz pro seu filho te OBEDECER? conversar, orientar e rezar… Porque nas empresas é o que acontece, as pessoas não querem fazer a coisa certa, sempre indisciplinados, querendo dá um jeitinho. Não tem receita para criação de filhos. E, nas empresas, através de uma boa educação e CONTROLES INTERNOS, manuais, procedimentos, enfim… é um trabalho, realmente.
    É isso.

  • MARCELO COUTINHO

    Boa tarde Mestre, muito interessante o artigo, em meias palavras o aluno definiu o que é Compliance. Estou ingressando nesse mundo de Compliance agora e já estou enfrentando as barreiras, muitas vezes (ou sempre), vamos ter que bater de frente para que nossas solicitações, ou apontamentos sejam atendidos ou colocados em prática, difícil, pois como mencionado no artigo sempre haverá uma forma de burlar as regras. A maneira de evitar seria na elaboração de CONTROLES INTERNOS rígidos e “pé firme” em nossas decisões. Grande Abraço

Fechado para comentários.