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Dificuldades de implementação de gestão de Compliance e Controles Internos

A definição de Controle Interno e Compliance  do Committe of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission – COSO é “Um processo, executado por diretores, gestores e outros quadros, projetados para proporcionar uma garantia razoável quanto ao atingimento dos objetivos…” deixa claro que a aplicação dos controles deve ser observada por todos os membros de uma organização afim que almejam atingir um objetivo.

A definição, por mais clara e objetiva que seja, também mostra a dificuldade que esta implícita no processo de implantação de Controles Internos, uma vez que a cadeia de processos depende individualmente de cada indivíduo que o executa, com prejuízo aos membros que dependem da qualidade do processo caso este não seja feito de acordo com os normativos, as leis e resoluções que devem ser observadas.

As pessoas envolvidas no processo devem estar cientes do verdadeiro objetivo dos Controles Internos: A regulamentação dos processos para implementação de estratégia diminuindo ou eliminando os riscos inerentes aos processos de negócio.

Muitas delas, as pessoas, acreditam que os Controles Internos servem para punir, criticar negativamente e prejudicar o “bom andamento” dos processos existentes.

Por “bom andamento” podemos entender que o processo deve acontecer mesmo se alguns erros forem cometidos ou se algumas regras, regulamentações e exigências forem ignoradas.

O compliance, ao contrário do que muitos pensam, é o melhor parceiro dos agentes responsáveis pela execução e elaboração dos processos. Ele vai ajudar a mitigar os riscos, proteger o patrimônio da empresa, gerar ganho de performance, eficiência e segurança dos processos envolvidos. Os ganhos vão além de ganhos financeiros.

Outro fator importante que dificulta a implementação dos controles internos é o interesse do empresário, sendo que muitos ainda nem conhecem o significa do termo.

Uma empresa que apresente bons controles internos, além de eficiência e segurança, também agrega valor a sua marca e confiança do investidor ou do fomentador de capital o qual ela precisa para investir e crescer.

Por mais que o assunto seja amplamente discutido ainda são poucos os que realmente conhecem os Controles Internos e Compliance e, por isso, a implementação dos mesmos se torna tão difícil.

A postura dos profissionais e dos empresários precisa mudar, o Compliance é o profissional que trará ganho de performance, não o contrário.

Por:  Lucas Tomas de Lima Mendes – CFM Turma 05 – Aluno da Saint Paul Escola de Negócios

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.

One thought on “Dificuldades de implementação de gestão de Compliance e Controles Internos

  • Priscila Ota

    Muito interessante o artigo.

    Realmente os controles internos devem ser encarados como ferramentas que auxiliam a organização e seus colaboradores rumo aos objetivos traçados, e não como formas de punir ou prejudicar as pessoas envolvidas no processo.

    Como foi muito bem colocado pelo autor do artigo, resta apenas agora que os empresários se deem conta de quão vantajoso é o uso de controles internos para qualquer empresa, independentemente do porte e do segmento em que atuam.

    Feito isso, com certeza o desempenho organizacional aumentará de forma muito satisfatória.

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