Artigos

Compliance em pequenas e médias empresas, longo caminho a percorrer

Gestão de ComplianceMais uma vez venho externar a minha surpresa com relação ao mundo corporativo, podem acreditar, ainda me surpreendo com as coisas que vejo ou que não vejo, mas a ordem aqui não importa neste momento, pois a conclusão é a mesma, necessitamos melhorar e muito a gestão das empresas.

Antes que alguém fique bravo comigo, estou generalizando o comentário, caso a sua empresa já faça uma boa gestão, entenda que tem gente muito longe de possuir algo bom.

Em um evento nos últimos dias para uma plateia em torno de 600 pessoas, fiz uma pergunta simples de compliance: – “Levante a mão quem possui um código de conduta e ética implementado na empresa?”, mas, para minha surpresa somente 20 pessoas ergueram a mão. Isso demonstra que o princípio básico de um programa de compliance está muito longe do que o mercado vem aplicando.

Outra coisa que me deixou preocupado foi que compliance, prevenção à lavagem de dinheiro, corrupção, segurança da informação, gestão de riscos, ainda são funções totalmente desconectadas, pois alguns empresários me chamaram de terrorista ao apresentar estes exemplos em minha palestra, mas quando a empresa deles tiver problemas com o Fisco, com a Polícia Federal, COAF ou Ministério Público, por algum de seus clientes ou fornecedores que não operem em conformidade com as leis, vão se lembrar de mim, isso posso garantir.

A falta de conhecimento sobre o assunto me assusta, pois alguns empresários não tem noção de como seus clientes operam ou como fornecem as informações financeiras para eles, o processo de conheça seu cliente constante na lei nº 9.613/98 compilada deixa bem evidente isso, mas pelo jeito a Operação Lava Jato não alertou ninguém, triste, mas é verdade.

Acho que muitas das pequenas e médias empresas deveriam avaliar melhor seus processos, pois independentemente do tamanho e porte devem possuir pelo menos um código de conduta e ética para nortear o comportamento de seus colaboradores na negociação com clientes, lavagem de dinheiro, corrupção, fraudes, rede social, segurança da informação, comportamento interno com colegas entre outros, e não podemos esquecer as questões contábeis, financeiras e tributárias que devem ser tratadas com normas e procedimentos.

Outra coisa importante para quem acha que compliance é bobagem ou coisa de empresa grande somente, basta observar a norma internacional, ISO 19600:2014 publicada no Brasil em junho de 2016, que determina diretrizes para um sistema de gestão de compliance, baseada na ISO 9001, sistemas de gerenciamento de qualidade, ISO 19011, guia de auditoria de gerenciamento de sistemas e ISO 31000, para gestão de Riscos.

Portanto, a gestão de compliance está mais perto da pequena e média empresa do que os empresários imaginam, necessitamos de vontade, carinho, engajamento e dedicação de todos para minimizarmos os riscos de perdas operacionais por falta de monitoramento, procedimentos e normativos internos e em certos casos baseados em normas ISO, por esse motivo posso afirmar que temos um longo caminho a percorrer, mas acredito que podemos alcançar, mudando a postura dos empresários e seus comandados, para uma gestão com maior confiança e confiabilidade para eles, clientes e fornecedores.

* Marcos Assi é professor e consultor da MASSI Consultoria e Treinamento – Prêmio Anita Garibaldi 2014 e Prêmio Giuseppe Garibaldi 2016, Comendador Acadêmico com a Cruz do Mérito Acadêmico da Câmara Brasileira de Cultura, professor de MBA na FECAP, FIA, Saint Paul Escola de Negócios, Centro Paula Souza, USCS, FADISMA entre outras, autor dos livros “Controles Internos e Cultura Organizacional”, “Gestão de Riscos com Controles Internos” e “Gestão de Compliance e seus desafios” pela Saint Paul Editora.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.