Artigos

A Culpa não é da Operação Lava Jato, mas da Corrupção Sistemica

PetrobrasTenho ouvido algumas pessoas culpando a Operação Lava Jato pela paralização do país, mas ninguém avaliou antes de cometer a corrupção desenfreada, é verdade que a corrupção já existe há muitos anos, mas alguém exagerou na dose desta vez, vale salientar que o Petrolão aconteceu durante o Mensalão, é mole ou quer mais?

Acredito que ninguem imaginava, principalmente os empreiteiros, que alguém levantaria a bandeira da honestidade e da busca pela luta contra a corrupção e lavagem de dinheiro, afinal neste pais a impunidade é fantastica, principalmemte se voce for politico ou tiver dinheiro, mesmo que ilicito, e tem gente que defende estes criminosos, que pagam com dinheiro sem prodencia licita e ainda falam de direito de defesa, devemos rever estes conceitos.

Segundo o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, rebateu em um evento da EXAME Fórum 2015, os argumentos de que as investigações do esquema de corrupção no setor público seriam responsáveis, em partes, pela crise econômica que afeta o país.

“O policial que descobre o cadáver não é culpado do homicídio”, afirmou durante o EXAME Fórum 2015. “Não é a operação que fez a Abreu e Lima ter seus custos elevados de US$ 2 bilhões para US$ 18 bilhões”.

Segundo ele, é a corrupção sistêmica que traz prejuízos para a economia. “Se os agentes do mercado não têm confianca de que podem concorrer em condições iguais em contratos públicos, se há uma zona sombria de pagamento de propina, isso gera um impacto no funcionamento do mercado”, afirmou.

Concordo em grau, genero e numero, pois infelizmente por melhor que sejam seus programas de compliance, procedimentos de controles internos, gestão de riscos e suporte da auditoria interna, se a alta administração insistir em não cumprir a regras e normas, não existe outra maneira de evitar que estas coisas aconteçam, precisamos mudar a forma de gerir os negócios, com base na conduta e ética e se possivel com uma boa dose de carater. Afinal pratico a ética quando outras pessoas estão vendo, e exercito o carater quando ninguem esta vendo.

Acredito que muita coisa pode ser mudada, mas necessitamos de politicos, governantes, gestores, órgãos reguladores entre outras posições de importancia, que implementem processos de boas praticas de controles internos, compliance e honestidade nos negócios, afinal pode ser uma utopia minha, mas ainda existe muita gente honesta que pode mudar o mundo.

* Marcos Assi é professor e consultor da MASSI Consultoria – Prêmio Anita Garibaldi 2014, Prêmio Quality 2014, Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2013 e Comendador Acadêmico com a Cruz do Mérito Acadêmico da Câmara Brasileira de Cultura, professor de MBA na FIA, Saint Paul Escola de Negócios, UBS, Centro Paula Souza, USCS, Trevisan Escola de Negócios, entre outras, autor dos livros “Controles Internos e Cultura Organizacional”, “Gestão de Riscos com Controles Internos” e “Gestão de Compliance e seus desafios” pela Saint Paul Editora. www.massiconsultoria.com.br

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.